CACHINHOS DOURADOS, OS TRÊS URSOS E O MOSQUITO DA DENGUE
Era uma vez três ursos. Papai urso era grandão. Mamãe ursa era um pouco menor e o bebê urso era bem pequenininho.
Eles viviam na floresta e gostavam muito de tomar mingau de várias marcas e sabores (aveia, chocolate, milho...)
Papai urso tinha uma tigela de mingau grandona. A tigela da mamãe ursa era um pouco menor e o bebê urso tinha uma tigelinha.
Mamãe ursa encheu as tigelas com mingau quente, uma delícia. Mas, infelizmente, eles deixavam o lixo espalhado. Os pacotes de mingau jogados pelo quintal. E foram dar uma volta enquanto o mingau esfriava. Então, o Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue chegou e, não vendo ninguém em casa, entrou. Procurou logo um lugarzinho para depositar seus ovinhos. Vendo o lixo e a água parada no quintal, achou aquela casinha uma maravilha.
De repente, Cachinhos Dourados chegou e, pensando não ter ninguém em casa, entrou. Vendo o mingau, Cachinhos dourados provou da tigela do Papai urso. Estava muito quente. Aí, provou do mingau da tigela da mamãe ursa. estava muito frio. Depois, provou da tigela do bebê urso. Hum! Estava uma delícia. Comeu tudo!
Cachinhos Dourados foi sentar na cadeira do papai urso. Era muito alta. Depois, sentou na cadeira da mamãe ursa. Era muito larga. Então, jogou-se na cadeira do bebê urso, que se quebrou toda.
Cachinhos Dourados ficou com sono e foi deitar-se na cama do papai urso. Era muito dura. depois, deitou-se na cama da mamãe ursa. Achou macia demais. Então, deitou-se na cama do bebê urso. Achou-a muito aconchegante e adormeceu. Foi aí que o mosquito da dengue apareceu, pois ele adora picar suas vítimas no finalzinho da tarde. Se preparou, fez mira e deu uma bela picada em cachinhos Dourados. Como a sua picada não dói e não coça, Cachinhos Dourados nem se mexeu.
Os três ursos voltaram com fome.
- Alguém comeu do meu mingau! Rosnou o papai urso.
- Alguém comeu do meu mingau! Falou a mamãe ursa.
- Alguém comeu do meu mingau! Disse o bebê urso, e completou: - E comeu tudo!
Os três ursos viram que tudo estava fora de ordem.
- Alguém sentou na minha cadeira! Rosnou o papai urso.
- Alguém sentou na minha cadeira! Reparou a mamãe ursa.
- Alguém sentou na minha cadeira! Disse o bebê urso, e completou: - E está toda quebrada!
No quarto, papai urso rosnou:
- Alguém deitou-se aqui!
E a mamãe ursa falou:
- Alguém deitou-se aqui!
E o bebê urso disse:
- Alguém deitou-se aqui e ainda está deitada!
De repente, Cachinhos Dourados acordou e viu os três ursos à sua frente. Ficou tão assustada, que saiu correndo para casa. Lá, começou a sentir febre, dor de cabeça... Foi preciso seu pai levá-la ao posto de saúde. O médico examinou e comprovou que ela estava com dengue. Tomou paracetamol para febre e muito líquido para hidratar.
Quando ficou boa, voltou até a casa dos três ursos e lhes contou o que havia acontecido e porque ficou com dengue. Os ursos aprenderam como cuidar de sua casa. Não deixando água parada.
E sempre Cachinhos Dourados visita os três ursos para saber como anda a limpeza e também tomar mingau.
Adaptação feita por Sephora, professora da biblioteca do CMES Francisco de Melo Jaborandi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário